“Melhorar a educação já melhora o resto sozinho”.

Quanto mais eu convivo com as pessoas, mais eu concluo que elas gostam de opinar em assuntos dos quais elas não sabem NADA.

A nova onda da classe média sofre é ficar bolando planos mirabolantes pra caso fossem presidentes/dessem golpes etc. Normalmente é na base de “diminuir impostos”, “esse país só se resolve com uma ditadura”, blablabla… Mas o que mais me irrita é o:

“Eu melhoria a educação e aumentaria o salário dos professores, porque a partir daí o resto vai se resolvendo!”

Ok, e?

 

Só que não.

Suponho que quando dizem essas coisas eles querem dizer que educando bem as pessoas, vão surgir bons profissionais que consertarão as coisas no fim.

Mas não é tão simples assim, cara pálida, e eu ao menos vejo vários problemas em só melhorar a educação.

Claro, não nego que a educação brasileira seja uma merda e que professor é uma profissão injustiçada, mas vamos por partes… Ok, suponhamos que você dê ao brasileiro uma educação top, e vamos usar o exemplo do curso da medicina… Suponhamos que todos os que receberam essa ótima educação passassem no curso de medicina e não encontrassem a infraestrutura adequada pra que tanta gente assim recebesse aulas. Lembre-se que laboratórios e livros técnicos de medicina são extremamente caros! Daí você vai dizer que o governo vai ter que fornecer isso também, ok! Mas de onde ele vai tirar dinheiro pra tudo isso? IMPOSTOS! Concordo que o imposto tem que ser de acordo com a renda e que eu acabaria com esses milionários, e que se nada for desviado, vai dar pra pagar isso tudo, mas sinto muito, cidadão de classe média, pra você ter isso vai ter que continuar pagando ~*~1000 reais num iPhone~*~… Só que agora esses ~*~ reais num iPhone iam ir pra algum lugar útil, entendeu? (´・ω・`)

Então tá, nós demos somente a educação básica e superior necessária pra toda essa gente, e agora o que nós teremos? TCHA-RAM UM MONTE DE GENTE COM DIPLOMA SOBRANDO E SEM EMPREGO !

Não adianta nada melhorar a educação profissional se você não pode fornecer vagas pra essas pessoas depois, você só vai conseguir um monte de gente desempregada… Ao menos em São Paulo. Porque, sim, outras regiões necessitam urgentemente de médicos, mas vamos admitir que são regiões pobres e sem nada que faça com que os médicos que sobraram aqui queiram ir pra lá… Então seria preciso desenvolver essas regiões para que elas tenham algum atrativo pra eles.

Mas se desenvolvessem essas regiões, isso já inclui a educação, então lá acabaríamos tendo médicos também…. Estou dizendo que não tem que melhorar a educação? NÃO, PRECISAMOS URGENTEMENTE MELHORAR A EDUCAÇÃO… Mas só isso vai ajudar? Não vai.

Porque quando você para pra analisar, existem milhares de problemas interligados entre si. MILHARES, mas que além da educação, vão de infraestrutura a problemas sociais indo até recursos energéticos.

Não é mais tão fácil mudar o mundo, né?

Mas outra coisa que me incomoda é essa mentalidade que me parece achar que só uma escola boa e um bom professor vão formar um monte de geniozinhos.

Honestamente? Passei minha vida inteira estudando (e ainda vou estudar por mais um ano e pouquinho) em um colégio particular bom pra dizer que se o sujeito não quiser aprender também, ninguém salva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: