Same face syndrome e etc.

Existem vários posts como esse circulando pelo Tumblr e eu vou dizer que isso anda me irritando profundamente, porque não só tira coisas do contexto histórico como são imagens feitas por pessoas que querem justificar os erros através de exemplos que são PÉSSIMOS.

“Same-face syndrome”, ou “síndrome de uma cara só”, é um nome dado a desenhistas que não são necessariamente ruins, mas que caso isolássemos os rostos de suas figuras, todas as pessoas teriam exatamente_a_mesma_cara. E não que seja algo ruim, tem muito cara bom por aí que tem “same face syndrome”, é só que mostra que a pessoa não sabe sobre tipos humanos e decorou só um tipo de nariz/olho/boca/queixo/etc.

Eu tento evitar fazer rostos muito parecidos quando eu desenho, embora eu admita que isso é difícil de evitar. Também concordo que talvez não seja algo tão importante assim para se ficar obcecado e enraivecido, pois também vejo gente que exagera na revolta. Mas entendam uma coisa: ilustrações isoladas são uma coisa, mas se você quiser fazer, sei lá, histórias em quadrinhos ou alguma coisa assim, você vai ter que aprender a desenhar pessoas com caras diferentes.

Acontece que quando muitas dessas pessoas com “síndrome de uma cara só” são criticadas, elas fazem posts ressentidos como esse aí de cima para dizer como “os grandes mestres também faziam a mesma cara, então não tem problema”…

NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

Primeiro: Botticelli (GRANDE BOTTICELLI) é um péssimo exemplo porque, sim, ele desenhava sempre a mesma mulher, mas reza a lenda que isso era a pedido do mecenas dele, que era apaixonado por essa moça, mas não conseguia ficar com ela. Então, contexto, por favor.

Além do mais, se é pra falar de outros artistas que desenhavam sempre as mesmas pessoas, então vale lembrar que, hã, a maioria usava sempre os mesmos modelos. Era muito comum o pintor de antigamente pintar seguindo um modelo pra conseguir ter uma anatomia boa, e às vezes eles seguiam com os mesmos modelos vivos pelo resto da vida…

O que me leva a outra coisa: gente que quando criticam a anatomia, falam coisas do tipo “ah mas Picasso não desenhava realisticamente mas mesmo assim ele é um gênio então eu não preciso aprender nada!”… o rly?

Vocês sabem que o Picasso também fazia um monte de rascunhos realistas antes de deformá-los e pintá-los? Assim como a maioria dos artistas desse estilo? E outros que desenham pessoas “deformadas”?  É repetitivo dizer isso porque até quem não desenha sabe, mas sim, pra poder deformar uma figura humana com precisão primeiro você precisa saber desenhá-la realisticamente.

Então por favor, pare de usar exemplos ruins de pintores famosos pra justificar suas incapacidades artísticas e sua preguiça de treinar e melhorar. Porque parece que você está dizendo que “Picasso não sabia desenhar, então eu não preciso também!”, coisa que eu duvido que Picasso concordaria se ouvisse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: