Sobre desenhos animados atuais e ~*~ ser uma criança dos anos 90 ~*~

Outro dia eu vi um post no Tumblr que me irritou um pouquinho. Aparentemente, a abertura do Cine Cartoon ou alguma coisa assim de hoje em dia não tem mais todos os personagens icônicos dos anos 90-começo dos anos 2000 sentando numa sala do cinema; agora o Cartoon Network pôs os personagens dos desenhos novos.

Isso foi recebido com 34353434 posts sobre como oficialmente a infância de todo mundo acabou e como os desenhos animados de hoje em dia são ruins pra cacete. Eu, por outro lado, não pude deixar de notar que na vinheta nova havia a Lady Íris e o Jake do Hora de Aventura, e não pude deixar de pensar: “Sério? TODOS os desenhos de hoje em dia são ruins?”.

Eu admito, lógico, que há alguns anos eu também tinha esses saudosismos típicos de pré-adolescentes de “como os desenhos hoje em dia são ruins”. Também não nego que alguns desenhos de hoje em dia são, de fato, muito ruins. Mas quando eu paro pra ver toda essa gente xingando Hora de Aventura e Apenas um Show, sinto muito, mas é hora de defender o meu fandom.

Uma coisa que eu acho que muita gente não para pra pensar é que talvez a gente ache os desenhos de hoje em dia idiotas porque estamos velhos demais pra eles. Por que eu considero Hora de Aventura e Apenas um Show desenhos ótimos? Porque no fundo, não são pra crianças. Porque eu consigo achar graça das piadas deles e me entreter com os enredos. Esperar que você aprecie desenhos pra crianças de 5 anos na sua idade atual é ridículo; dizer que os desenhos de quando você tinha 5 anos eram melhores, mais ainda. E talvez você só achasse todos os desenhos da TV incríveis porque você era criança e não tinha senso crítico; garanto que se muito do que eu assistia antes passasse agora e eu visse pela primeira vez, não ia gostar de algumas coisas.

Uma pergunta hipotética: você, quando era criança, já se sentiu incomodado quando os adultos diziam que os desenhos que você via eram idiotas? Eu já (embora felizmente não foram os meus pais que disseram isso, pelo contrário, mamãe via desenhos comigo /off). Já pensou como seria se a gente não tivesse tido tudo o que tivemos na infância? Se só passasse na TV as mesmas coisas que nossos pais viam?

Sim, é chato quando as coisas saem do ar, mas às vezes isso acontece porque elas já acabaram faz um tempo e precisam dar lugar a coisas novas. Sim, a vinheta do Cine Cartoon mudar destrói nossas infâncias um pouquinho. Sim, muitos desenhos de hoje em dia não fazem sentido e nós queremos os velhos de volta. Mas sabe por quê? Só porque quer dizer que você cresceu. Só porque quer dizer que você é, sim, velho demais pra essas coisas.

O que me leva a outra coisa que eu odeio que é intimamente ligada a esse assunto: essa babaquice toda de ~*~  criança dos 90~*~ que anda tendo por aí. Agora, eu quero deixar uma coisa claro: VOCÊ NÃO É UMA CRIANÇA DOS ANOS 90.

“Mas qual o problema de eu gostar dos anos 90?”, nenhum, se você de fato viveu os anos 90. Eu nasci em ’96, e sabe quanto dos anos 90 eu lembro? NADA; porque quando era 2000, eu tinha no máximo 4 anos de idade, e minhas memórias são mais claras dos 5 pra cima. Se eu não lembro, então eu duvido que você que nasceu em ’98 lembre.

Sim, eu via muitos desenhos dos anos 90 e séries quando eu era crianças, mas isso não significa absolutamente nada. Não quer dizer que a década de 90 foi a ~*~ melhor década de todas e que os anos 2000 são uma merda ~*~, porque EU NÃO VIVI A DÉCADA DE 90 PRA PODER AFIRMAR ISSO.

Não, gostar de coisas dos anos 90 não quer dizer que você viveu os anos 90, assim como eu gostar de Oscar Wilde não quer dizer que eu vivi na Inglaterra pré-século XX. E dizer que você é uma criança dos 90 só pra se diferenciar dos outros é MUITO idiota.

Então, para resumir tudo: nem todos os desenhos atuais são uma droga, você cresceu e por favor supere isso e você definitivamente não é uma criança dos 90. Parem com isso.

Deixe um comentário

